sábado, 29 de maio de 2010

Uma conversa sobre o Tempo com meus filhos!Os dois:Tom e Anna.

Meu filhos amados, das palavras do Mário de Andrade faço as minhas e conto onde estou hoje:
O Valioso Tempo dos Maduros

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro.
Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas.
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam
poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram,
cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir
assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.
Detesto fazer acareação de desafectos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário-geral do coral.
'As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'.
Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência,
minha alma tem pressa...
Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana,
muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com
triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade,
Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade,
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial!

http://www.youtube.com/watch?v=OkrKwFjohjw


Meus filhos amados,
Hoje, com 37 anos, quero ter uma conversa com vocês sobre a vida e a morte no nosso tempo biológico. Aos 22 anos fui mãe do Tom, com todo o amor que lhe guardo até hoje, com muitas limitações e dificuldades, mas com um vínculo insuperável e muita certeza do amor que nos une para sempre.Uma gravidez conturbada, um nascimento turbulento, muitos sustos e um trabalho árduo para mantê-lo entre nós.Meu Deus,de onde mãe tira forças para suportar luta tão intensa? Mesmo nos momentos de incerteza sobre a vida ou a morte estivemos unidos. Há pouco há este estranhamento.Mesmo no tempo em que estive envolvida com o que não era essencial ( as reuniões, as campanhas, as afirmações externas do mundo do trabalho)sempre estive do seu lado.E agora, que guardo Anna no meu ventre e já tens 15 anos,moras longe e pouco nos vemos desejo profundamente que me perdoe o desperdício do seu tempo e do meu tempo de vida quando tudo que há de mais importante está em tê-lo, em amá-lo.Meu filho, aos 22 anos se tem muito para provar, muito para fazer, exigências a cumprir expectativas a responder. E eu já era tua mãe, tinha, naquele período muito mais obrigações que direitos. Sou de uma geração e de um meio que exigiu das mulheres a abstenção de qualquer sonho doméstico. Realizar era intervir no mundo, ganhar poder, dinheiro, status social. Dentro das minhas possibilidades realizei todo o possível destas esferas. Ao falhar a minha saúde estive amparada por este esforço e talvez isto proporcione à tua irmã e mesmo a ti, o direito de ter uma mãe dedicada ao essencial: ao tempo que teremos juntos( mesmo que agora o intua muito curto)ao cuidado materno do futuro de seus rebentos, ao amor cotidiano e familiar.Filho, confio no teu bom coração, na tua capacidade de amar e te fazer amar.Sei que vais amar tua irmãzinha como sei que me amas e quero que participes ao máximo da sua chegada e do resto da sua vida.Vocês e poucas linhas do meu pensamento são a obra de toda minha vida. Todo o meu amor, minha energia,inteligência se sintetizam em vocês. Já não tenho tempo para perder, restam poucas cerejas na minha bacia e talvez nem tenha a felicidade de dar à Anna a presença que te dei no início da vida. Talvez, se permanecer neste mundo depois do nascimento dela, possa te reencontrar como companhia diária e amorosa e possa oferecer a vocês dois juntos o tempo precioso de tudo que é essencial: o amor, a alegria de estar junto e crescer mutuamente. Meus amores,espero dos dois o perdão das dores que quem dá a vida proporciona e o amor que possam sentir por mim.Onde quer que eu esteja,estarei com vocês. O que quer que faça parte de meu presente ou futuro será dedicado sempre aos dois,meus pedacinhos de amor eternizados. O passado é imutável,o presente esgota-se rapidamente,o futuro é o único terreno onde se pode apostar, mesmo incerto é mais seguro se partirmos do aprendizado que já temos.Sejam felizes, cuidem-se bem,amem a vida, façam bem,cuidem do planeta e da humanidade. Sejam responsáveis. Muito mais pela alegria de fazer o que deve ser feito que para qualquer correspondência. Vivam a vida e deixem a vida viver! O mundo é abundante e vocês são amados para sempre e por todo o planeta. Abracem a luz do sol todos os dias, sintam a brisa da lagoa sempre que possam.Estou com vocês sempre no mais profundo do meu espírito. Amo vocês, filhos amados, e os quero sempre por perto.O mais que possa e o mais que seja bom para vocês!Um abraço apertado e um colinho carinhoso da mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário